sexta-feira, 16 de maio de 2008

Canal da Piracema


O Canal de Itaipu é uma parte do Complexo de Migração de Peixes, chamado Parque da Piracema. Projetado para a transposição dos peixes sobre a represa de Itaipu. Na língua indígena “tupi-guarani”, a palavra Itaipu significa “pedra cantante” e Piracema significa a migração dos peixes do rio superior.

A migração dos peixes foi planejada para ser usada também como esportes, competições e lazer. A competiçãp de Slalom e Rafting ocorrida nos Jogos Mundiais da Natureza, em 1997 foi designada para o Parque da Piracema. Infelizmente o complexo da migração dos peixes foi concluído somente em dezembro 2002, com uma canaleta paralela ao canal em Itaipu, pois o leito do rio necessitava ficar seco pra ser construído. Em janeiro de 2006 os obstáculos do curso foram construídos no lugar, com uma liberação de água oficial em fevereiro. Finalmente em maio de 2006 a primeira competição do slalom ocorreu no canal de Itaipu. Foi a seleção da equipe Brasileira de Slalom para o Mundial do mesmo ano. Em setembro uma correção da inclinação da seção final do curso foi feita a fim abaixá-lo e fazer o declínio do curso mais suave na extremidade.

O canal tem aproximadamente 400 metros de comprimento, onde um mínimo 250 metros de seção será definido com o curso da competição. 12 metros de largura e profundidade total de 8.20 metros.

O canal de Itaipu no Parque da Piracema, com sua beleza e o ambiente natural, com suas árvores e animais, é um complexo de canoagem único no mundo. O canal tem entrada, ao lago superior e na parte mais baixa podem ser usados para o aquecimento e para relaxamento. O lago superior é também apropriado para diferentes atividades de canoagem como a velocidade, o caiaque-pólo e o lazer, enquanto os canais de Itaipu e lagos poderão ser usados para outros esportes como wildwater(águas bravas) e estilo livre.

Informações úteis:

Por enquanto, está disponível apenas a quem faz a Visita Institucional. Futuramente será aberto à visitação turística.

Em setembro do ano passado aconteceu o campeonato mundial de Canoagem, que emplacou de vez o Canal como um dos melhores lugares do Brasil para a prática do esporte.



3 comentários:

  1. Pessoal gosta de canoagem também aqui na Baía de Vitória.

    ResponderExcluir
  2. um dia eu ainda hei de conhecer o sul do Brasil!

    quando puder, soma um assunto por lá:

    somarassuntos

    ResponderExcluir
  3. Queria passar férias em um lugar como esse...

    ResponderExcluir

Leia as regras antes de comentar:

Todos os comentários são lidos e moderados previamente.
Serão Excluídos aqueles que não respeitarem as regras abaixo:

- Seu comentário precisa ter relação com o assunto do post;
- Comentários do tipo: "legal seu blog" "gostei" e afins serão excluídos. Você consegue mais que isto
- Não inclua links desnecessários no conteúdo do seu comentário;
- Se quiser deixar sua URL, comente usando a opção OpenID;
- O espaço dos comentários não é lugar para pedir parceria;


OBS: Os comentários dos leitores não refletem as opiniões do blog.